CPLP

Bloco da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Surgimento da CPLP

Surgimento da CPLP

Em junho de 2018, aconteceu em Poá-SP/Brasil o primeiro Encontro dos Países Lusófonos da Federação, que deu origem ao bloco de cooperação dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP: Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné Bissau e Portugal. A partir daí, iniciou o processo de articulação e de cooperação entre os seus países membros.

O bloco nasceu da necessidade de interação linguística, em virtude da língua adotada pela Federação para distribuição de conteúdo não considerar o português. Isso dificultava o acesso à informação e ao conhecimento, além de gerar alto custo com a tradução dos mesmos.

O Encontro teve como objetivo elencar as necessidades e oportunidades para estabelecer um protocolo de parceria entre os países nas seguintes áreas:

Ao final do mesmo foi elaborado o Protocolo oficializando a formação do bloco assinado pelas seis Associações Membros participantes, podendo ser incorporado num outro momento Guiné Equatorial. O referido trás como prioridades algumas temáticas e estabelece os seguintes acordos:

Acordo CPLP

Acordos

a) Partilha de Boas Práticas das áreas de atuação e gestão a partir de Encontros entres as áreas estratégicas da Organização para identificar pontos de apoio e necessidades comuns de desenvolvimento entre os países.

b) Criação da Plataforma Virtual para partilha de informação e conhecimento, consistindo em elaborar um espaço dentro da plataforma internacional de compartilhamento de documentos oficiais da Federação em língua portuguesa, reduzindo assim o custo de tradução e horas de trabalho, além de agilizar os processos e ampliar o acesso ao conhecimento.

c) Foi oficializado que a plataforma de educação a distância do Instituto Bem Cuidar seria um canal de desenvolvimento de competências dos colaboradores conforme as necessidades estabelecidas pela Área de recursos Humanos/ Desenvolvimento Organizacional dos referidos países.

d) Definido o Instituto Bem Cuidar, como o braço operacional dos países lusófonos da parceria que viabilizaria as intenções e anseios de interesse conjunto no que tange a gestão do conhecimento, em língua portuguesa, comunicação, pesquisa, criação de estratégias de promoção do desenvolvimento organizacional. Corroborando de modo autônomo pelas Associações Membros, a liderar um “Movimento” pela cultura do bem cuidar nos países de língua portuguesa, bem como atender as “Diretrizes sobre Cuidados Alternativos para Crianças”, publicada em 2010, pela ONU, e o marco referencial da Promessa de Cuidado.

O papel do IBC

Como desdobramento a partir da assinatura do protocolo algumas iniciativas foram realizadas através do Instituto Bem Cuidar, o qual é responsável pela coordenação do relacionamento das SOS da CPLP, foi organizado o II Fórum Internacional de Cuidados Alternativos, em 2019, em Cabo Verde (teríamos a terceira edição em 2020 em Portugal mas foi cancelado devido a pandemia e adiado para 2022).

Todos os colaboradores das Associações Membros têm acesso a plataforma colaborativa de cursos online para o desenvolvimento de competências e habilidades e os documentos oficiais da SOS Children’s Villages International traduzidos para o português. Além disso, realizamos diversos webinares, Encontros de Boas Práticas entre as áreas estratégicas para as SOS, e reuniões de alinhamento entre os Diretores Nacionais. Ainda somos responsáveis pela gestão de conteúdos no Espaço Colaborativo da CPLP, no Sharepoint da KDI. Buscamos agora abranger nossa atuação para os demais países de língua portuguesa que integram a SOS Children’s Villages International, nos tornando futuramente em uma PSA de conhecimento em língua portuguesa.